Quais doenças podem ser evitadas com a limpeza de estofado?

Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde.

Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias, como explicaram o infectologista Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão.

No entanto, os médicos alertaram que, para o ácaro provocar uma reação alérgica, a pessoa precisa já ter algum problema – geralmente, são aquelas que têm asma ou rinite, alergias respiratórias mais comuns. Por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de colchōes, travesseiros, cobertores e também cortinas, objetos que podem acumular muitos ácaros.
G1
 

Alergias respiratórias

Tanto os ácaros, quanto os seus dejetos, são muito leves e facilmente transportáveis pelo ar. Quando inalados, eles têm o poder de desencadear diversas reações alérgicas, principalmente em indivíduos já sensíveis a esses tipos de problemas respiratórios. Essas alergias, caso não tratadas, podem evoluir para doenças mais sérias, como rinite alérgica e asma.

Conjuntivites

Trata-se da inflamação da mucosa que reveste o olho, chamada conjuntiva. Os ácaros e seus dejetos, presentes nos estofados, entram em contato com a conjuntiva e causam a sua inflamação, que leva o nome de conjuntivite alérgica. Essa condição ainda pode ser agravada, caso o indivíduo apresente quadro de rinite alérgica.

Dermatite atópica

As doenças atópicas são aquelas têm associação com organismos causadores de alergia presentes no ambiente onde as pessoas convivem, que podem parecer inofensivos para a maioria das pessoas. A Dermatite atópica causa uma hipersensibilidade na pele, provocada por ácaros da poeira doméstica, fungos ou bactérias, que se fazem presentes, principalmente, em tapetes, sofás, cortinas e colchões.

Escabiose (Sarna)

A Escabiose, popularmente conhecida como sarna, é causada por um tipo de ácaro que forma túneis na pele, o Sarcoptes Scabiae. As fezes do ácaro são ainda mais perigosas, porque causam sensibilidade extrema na pele, provocando muita coceira e dor ao hospedeiro.