Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde.
Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias, como explicaram o infectologista Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão.
No entanto, os médicos alertaram que, para o ácaro provocar uma reação alérgica, a pessoa precisa já ter algum problema – geralmente, são aquelas que têm asma ou rinite, alergias respiratórias mais comuns. Por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de colchōes, travesseiros, cobertores e também cortinas, objetos que podem acumular muitos ácaros.
G1
Tanto os ácaros, quanto os seus dejetos, são muito leves e facilmente transportáveis pelo ar. Quando inalados, eles têm o poder de desencadear diversas reações alérgicas, principalmente em indivíduos já sensíveis a esses tipos de problemas respiratórios. Essas alergias, caso não tratadas, podem evoluir para doenças mais sérias, como rinite alérgica e asma.
Trata-se da inflamação da mucosa que reveste o olho, chamada conjuntiva. Os ácaros e seus dejetos, presentes nos estofados, entram em contato com a conjuntiva e causam a sua inflamação, que leva o nome de conjuntivite alérgica. Essa condição ainda pode ser agravada, caso o indivíduo apresente quadro de rinite alérgica.
As doenças atópicas são aquelas têm associação com organismos causadores de alergia presentes no ambiente onde as pessoas convivem, que podem parecer inofensivos para a maioria das pessoas. A Dermatite atópica causa uma hipersensibilidade na pele, provocada por ácaros da poeira doméstica, fungos ou bactérias, que se fazem presentes, principalmente, em tapetes, sofás, cortinas e colchões.
A Escabiose, popularmente conhecida como sarna, é causada por um tipo de ácaro que forma túneis na pele, o Sarcoptes Scabiae. As fezes do ácaro são ainda mais perigosas, porque causam sensibilidade extrema na pele, provocando muita coceira e dor ao hospedeiro.